Blog
Vida em condomínio x Copa do Mundo
Copa é sinônimo de festa e confraternização. No entanto, regras existem para ser cumpridas e o bom senso precisa ser soberano para garantir a diversão de todos e evitar incômodos e frustrações entre os moradores.
A Copa do Mundo 2022 começa no dia 20 de novembro no Catar. E mesmo que a seleção brasileira só pise nos gramados no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, muitas famílias e amigos já começam a se preparar para assistir a partida inicial entre Qatar e Equador.
Copa do Mundo significa uma “pausa” na correria do dia a dia para grudar na telinha e ver de perto os gols mais disputados. Significa também mais pessoas em casa, disputa nas reservas de áreas comuns do condomínio e, por consequência, barulho.
Portanto, já é hora para que os síndicos se preparem para organizar a vida em comunidade para que todos possam aproveitar com tranquilidade e segurança esse momento, não é mesmo?
Esquema tático do síndico
Se barulho durante partidas de futebol já são normais em jogos corriqueiros, imagina uma partida de Copa do Mundo. E é comum que durante essa época alguns moradores excedam seus limites e gerem algum tipo de incômodo entre os vizinhos. Quem precisa entrar em campo é o síndico! O síndico precisa organizar seu próprio esquema tático e relembrar a todos as regras da boa convivência. Copa é sinônimo de festa e gente reunida, especialmente nos jogos do Brasil. Por isso, bom senso precisa estar acima de tudo, para garantir a diversão, e não colocar em risco a comodidade, segurança e bem-estar do condomínio como um todo.
DICA: que tal preparar uma cartilha especial “COPA DO MUNDO 2022” e entregar aos moradores? Pode ser no mural, no e-mail, no grupo de whats. Pode ser colocada nas áreas comuns do condomínio, na caixinha de correio. Pode acompanhar a taxa condominial. O importante é organizar as informações e comunicar, esclarecer as regras e alertar para as penalidades e multas em caso de descumprimento.
O que devo comunicar?
- Calendário de jogos, com datas e horários: assim todos ficam cientes!
- Orientar para que, em caso de confraternizações (mesmo que dentro da unidade privada) seja deixada uma lista de nomes de convidados na portaria a fim de garantir a segurança de todos. A lista deve vir acompanhada de nome e documento, que devem sim ser conferidos pelos porteiros antes do acesso ao condomínio.
- Regras para estacionamento e acesso de visitantes.
- Antecipar as reservas das áreas comuns e, em caso de disputa extrema pelo espaço, organizar sorteios prévios.
- Reforçar quais sãos os horários permitidos para barulhos e, mesmo assim, orientar que todos evitem barulho em excesso, principalmente fora dos horários previstos no regimento interno.
- Não usar fogos de artificio.
- Quais são as multas/penalidades em caso de cada infração prevista em regimento?
IMPORTANTE: caso no seu condomínio exista um histórico comprovado de ocorrências com moradores que passem do limite em dias de jogos ou festas, a cartilha pode ser ainda mais enfática, informando inclusive que, a depender da caracterização da infração, uma autoridade policial pode ser acionada, podendo o condômino – além de pagar a multa – responder por processo.
Integrar moradores
Se por um lado a copa pode trazer um incômodo em razão das comemorações e barulheiras típicas do campeonato, ela também é uma excelente oportunidade para integrar os vizinhos e reforçar a boa convivência. Que tal o síndico organizar um espaço na área comum para que todos possam, juntos, assistir aos jogos?
- Faça uma pesquisa entre os moradores e abra votação (informal – sem necessidade de assembleias) para saber se a ideia é de interesse coletivo.
- Se todos (ou a maioria) gostarem da ideia, definam em conjunto a melhor forma para organizar a transmissão, bem como o rateio das despesas entre os moradores.
- Esse espaço pode ser a garagem, um deck, uma área gourmet … enfim! Basta colocar um projetor, um televisor maior, colocar pufes no chão, cadeiras que cada um pode levar de casa …. bebidas e petiscos e tudo estará pronto para torcer.
- Inclusive, essa alternativa é muito boa, pois facilita o controle da organização do condomínio. Já que em um dia de muita movimentação e “bagunça” estarão todos reunidos em um único espaço facilitando então o trabalho da zeladoria e segurança condominial.
Eventos como esse são excelentes para melhorar o convívio social!
Cuidados na portaria
– Uma pesquisa da Lelllo Condomínios sugere que, se possível, os síndicos evitem conceder férias aos colaboradores durante a Copa do Mundo.
– José Elias de Godoy, consultor de segurança e autor renomado no assunto, sugere liberar para porteiros rádio para que possam acompanhar os jogos, uma vez que televisões e celulares com TV podem distrair a atenção deles. Os porteiros precisam estar atentos.
– Ser rigoroso na conferência da lista de visitantes autorizados pelos moradores e não hesitar, sob nenhuma hipótese, em interfonar ao morador para conferir possíveis nomes fora da lista.
Confira a tabela de jogos: